Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

HOIOL

Inaugurado em outubro de 2015, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) é uma instituição pública, que pertence ao Governo do Estado do Pará, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – sob Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar é a primeira da região Norte referência no tratamento e diagnóstico do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. Atende em sua totalidade pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é 100% gratuito.

O hospital possui uma estrutura de cinco pavimentos, com 89 leitos de internação, sendo 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na área de quimioterapia do Oncológico Infantil, são 15 poltronas e oito leitos. O Centro Cirúrgico é equipado para procedimentos de baixa, média e alta complexidades, e dispõe de quatro salas e cinco leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), além de sala de indução anestésica. Na Unidade de Atendimento à Intercorrências (UAI), são seis leitos de observação, dois de emergência e um de isolamento.

A ambiência do Hospital é altamente humanizada. A decoração foi feita com quadros e plotagens de pinturas produzidas pelos próprios pacientes em uma oficina de artes, realizada antes mesmo da inauguração. Há também alguns espaços recreativos, como: brinquedoteca, equipada com brinquedos infantis e jogos eletrônicos para adolescentes; sala de música, com diversos instrumentos musicais; sala de aula, disponível para atuação do projeto de Classe Hospitalar; e um solário natural, reservado para a realização de atividades recreativas a céu aberto.

Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos

2016
- Signatário do Pacto Global da ONU

2017
- Signatário do Pacto de Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU para promover a igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres
- Hospital Acreditado - ONA 1
- Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)
- Prêmio Excelência em Saúde 2017 - categoria Gente e Gestão
- Prêmio 'Líderes da Saúde Norte e Nordeste' - categoria Saúde Pública
- Cozinha com Selo Green Kitchen
- 2º lugar - Categoria Organizacional - modalidade Gestão de Pessoas, na 9ª edição do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional do Pará (ABRH-PA)
- Reconhecimento pela participação na Campanha Global Desafio 2020 - Saúde pelo clima, campanha internacional coordenada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis
- Reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, iniciativa da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis

2018
- Hospital Acreditado Pleno - ONA 2
- Renovação do Selo Green Kitchen
- 3º Lugar – Prêmio Melhores Práticas em Destaque 2018, da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
- Reconhecimento pela participação na Campanha Global Desafio 2020 - Saúde pelo clima, campanha internacional coordenada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.
- Reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, iniciativa da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.

Especialidades Atendidas

Oncologia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Traumato-ortopedia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica e Nefropediatria.

Atendimento multiprofissional, composto por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e psicologia.

Atendimentos

2018

17399

Atendimentos de emergência e ambulatorial

152245

Exames

112390

Atendimentos multiprofissionais

1563

Internações

28921

Infusões Quimioterápicas

368

Cirurgias

Diferenciais

Agência Transfusional

O Hospital Oncológico Infantil possui uma Agência Transfusional (AT) responsável por todo o controle de hemocomponentes utilizados no hospital, solicitação de bolsas de sangue junto a Fundação Centro de Hemoterapia do Pará (Hemopa), armazenamento, controle de estoque de hemocomponentes, testes pré-transfusionais, transfusões e acompanhamento de pacientes transfundidos. A AT possui uma equipe de médicos hemoterapeuta e hematologista, técnicos de laboratório, farmacêuticos e enfermeiros.

Sala de Cinesioterapia e Mecanoterapia

Espaço destinado para realização de exercícios físicos de pacientes que necessitam de atendimentos fisioterapêuticos. A sala também contribui de forma produtiva e estimulante para as crianças atendidas no hospital, pois possibilita a mudança na rotina, e alivia um pouco o estresse decorrente do longo período de internação. A sala dispõe de aparelhos como: bicicleta estacionária, utilizada para ganho de amplitude de movimento de joelho/quadril e fortalecimento muscular; esteira ergométrica, para trabalhar o equilíbrio e velocidade da marcha; passarela com apoio bilateral, para treino de marcha, equilíbrio, auxiliando na fase inicial da deambulação; espaldar, tendo como função oferecer o suporte para equilíbrio ou alongamento; roda denteada, que auxilia na amplitude do movimento de membro superior; e equipamentos para fortalecer os membros superiores. Além dos equipamentos fixos, a sala também possui materiais que podem ser levados até o leito dos pacientes como: bolas, tornozeleiras, bastões, bola suíça, feijão, faixas elásticas com diversas resistências e aparelhos de eletroterapia.

Centro cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Oncológico Infantil possui salas projetadas para oferecer o que há de mais moderno em espaço físico, tecnologia e suporte técnico para os profissionais e pacientes. Todas as salas dispõe de fluxo laminar e equipamentos internos fixos. A estrutura é composta por quatro salas cirúrgicas; uma sala de indução anestésica, com dois leitos; e uma sala de recuperação pós anestésica, com cinco leitos (todos com monitor cardíaco multiparamétrico); uma farmácia, que disponibiliza diferentes materiais e medicamentos padronizados para as cirurgias; e uma Sala de Equipe de Anatomia Patológica, onde são realizados os exames de congelação, a macroscopia inicial das peças cirúrgicas retiradas.

Quimioterapia

A quimioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição das células cancerosas. No Oncológico infantil, o espaço destinado para o tratamento funciona 24h por dia, e dispõe de seis posições de média duração e 15 posições de curta duração. Mensalmente, o hospital realiza em média 2.400 sessões de quimioterapia.

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Oncológico Infantil possui 10 leitos individualizados, permitindo a permanência de um acompanhante 24h por dia.

UAI

Toda e qualquer intercorrência ocorrida no paciente com câncer, na faixa etária de 0 a 19 anos, deve ser atendida no Oncológico Infantil, por meio da Unidade de Atendimento à Intercorrências (UAI), que que funciona 24h por dia, durante sete dias por semana. A UAI possui dez leitos de observação, sendo dois leitos de emergência e 1 isolamento. O Hospital trabalha com atendimento de classificação de risco. O tempo de permanência da criança na UAI não deve ultrapassar 24 horas, após esse tempo o usuário é transferido internamente ou recebe alta médica.

Programas e Projetos

Programa de Educação Permanente em Saúde
Oferece aos seus colaboradores, mensalmente, por meio da Educação Continuada e do Núcleo de Educação Permanente, treinamentos teóricos/práticos. O programa visa atualizar o profissional que atua com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, para exercer suas atividades com segurança, competência e qualidade, buscando sempre a satisfação dos usuários e seus acompanhantes/familiares.
Cine-pipoca
Projeto voltado para os usuários com o objetivo de divertir e ensinar sobre temas diversos através de atividades pedagógicas e exibição de filmes; ocorre uma vez por semana, e é desenvolvido pela equipe de Humanização.
Programa de Voluntariado
Voltado para o público externo, no qual as pessoas se tornam voluntárias para desenvolver ações de diversos segmentos dentro do hospital. Todos os voluntários são capacitados e se comprometem a realizar uma agenda fixa na unidade hospitalar, garantindo a diversão, entretenimento e alegria dos usuários. O programa engloba ações em diversos segmentos, como: música, esporte, apoio religioso, dentre outros. O programa é desenvolvido e coordenado pela equipe de Humanização.
Dia do Acompanhante
Voltado para os familiares e acompanhantes dos usuários do hospital, com objetivo de proporcionar a eles o conforto, lazer e distração, com foco na atenção e dedicação de um momento diferenciado àquele que passa maior parte do seu tempo cuidando do usuário com câncer. O projeto acontece mensalmente e é desenvolvido pela equipe de Humanização.
Sou Super-herói
Envolve os colaborardes e voluntários do hospital, em prol da diversão dos usuários. Acontece uma vez por mês, neste dia o colaborador pode dispensar o uniforme padrão da unidade e trabalhar fantasiado ou caracterizado de Super-Herói.
Sou Hospital Oncológico Infantil
Programa de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital voltado para os colaboradores e usuários. Ocorre de forma contínua, visando ações e projetos em busca da segurança no cuidado e satisfação dos usuários. O programa é desenvolvido pela equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital. O slogan é Meu Canto Seguro,
Canto da Família
Projeto voltado para os usuários e colaboradores do hospital, com o objetivo de promover a vinculação afetiva entre acompanhantes e pacientes por meio de atividades lúdicas e integrativas em alusão a alguma data comemorativa, como: Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outros. O projeto normalmente gera uma programação ampla de atividades, desenvolvidas pela equipe de Humanização.
Canto do Cheff
O projeto consiste na promoção de oficinas de culinárias voltadas para os usuários do hospital, possibilitando a eles um momento de descontração. Neste dia os usuários aprendem a fazer deliciosas receitas e dicas de boas práticas alimentares, tudo com o acompanhamento da equipe de Nutrição, em parceria com a Humanização.
Grupo de Estudo do Luto
Momento especial de reflexão e cuidado com o colaborador, preparado pelo setor de Psicologia. Nesse encontro é feito o acolhimento, a preparação psicológica, a reflexão e o estudo sobre a morte e o morrer. As reuniões contribuem para que o colaborador possa compartilhar suas emoções, medos e angustias vivenciados no ambiente hospitalar ou até mesmo em sua vida pessoal.
Café com Prosa
Promoção de um ciclo de palestras voltadas para os acompanhantes dos usuários (internos e externos) em tratamento no hospital. São discutidos temas específicos voltados para o tratamento do câncer infantojuvenil. O projeto acontece mensalmente.
Aniversariantes do mês
Voltado para o colaborador e usuário. Acontece uma vez por mês, com objetivo de comemorar os aniversários. O projeto é desenvolvido pela equipe de Humanização, em parceria com a Nutrição.