Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

HOIOL

Inaugurado em outubro de 2015, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma instituição pública, que pertence ao Governo do Estado do Pará, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – sob Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar é a primeira da região Norte referência no tratamento e diagnóstico do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. Atende em sua totalidade pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é 100% gratuito.

O hospital possui uma estrutura de cinco pavimentos, com 89 leitos de internação, sendo 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na área de quimioterapia do Oncológico Infantil, são 15 poltronas e oito leitos. O Centro Cirúrgico é equipado para procedimentos de baixa, média e alta complexidades, e dispõe de quatro salas e cinco leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), além de sala de indução anestésica. Na Unidade de Atendimento à Intercorrências (UAI), são seis leitos de observação, dois de emergência e um de isolamento.

A ambiência do Hospital é altamente humanizada. A decoração foi feita com quadros e plotagens de pinturas produzidas pelos próprios pacientes em uma oficina de artes, realizada antes mesmo da inauguração. Há também alguns espaços recreativos, como: brinquedoteca, equipada com brinquedos infantis e jogos eletrônicos para adolescentes; sala de música, com diversos instrumentos musicais; sala de aula, disponível para atuação do projeto de Classe Hospitalar

Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos

2016
- Signatário do Pacto Global da ONU - O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo torna-se signatário do Pacto Global da ONU, que se alinha aos dez princípios da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho, à Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e também à Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

2017
- Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) – com 8 meses de funcionamento, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da região amazônica, por sua atuação dedicada à oncologia pediátrica. A habilitação ocorreu em 10 de março de 2017.

- Signatário do Pacto de Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU para promover a igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres - a adesão aconteceu no dia 18/5/2017, durante a Feira Hospitalar em SP. Atualmente, é a única instituição hospitalar pública brasileira a aderir ao pacto de Princípio de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres, e ao Pacto Global das Nações Unidas. Composto por sete princípios, o pacto incentiva o setor empresarial a promover e delegar poder às mulheres, além de beneficiar empresas, entidades e sociedades. Entre os princípios estão o tratamento justo para homens e mulheres no trabalho, o apoio ao empreendedorismo feminino, a promoção de políticas de empoderamento por meio das cadeias de suprimento e marketing e o estabelecimento de lideranças corporativas em alto nível, para que sejam sensíveis à questão da igualdade de gênero.

- Hospital Acreditado - ONA 1 - com apenas 17 meses de funcionamento, após ser instalado em 2015, o Hospital Oncológico Infantil preparou-se ao longo de dez meses para receber a visita dos avaliadores da Fundação Vanzolini – realizada entre 17 e 20 de abril. Após auditoria, o hospital foi considerado ‘acreditado’ em sua atuação, e conquistou o selo ONA 1 – concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica o princípio de “segurança” no serviço prestado. Prêmio 'Líderes da Saúde Norte e Nordeste' - categoria Saúde Pública – em 17 de agosto de 2017, o Hospital Oncológico Infantil Octávio lobo recebeu o prêmio “Líderes da Saúde Norte e Nordeste 2017” na categoria Gestão Pública. O evento foi realizado pelo Grupo Mídia e aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

- Prêmio Excelência em Saúde 2017 - categoria Gente e Gestão – referência na região Norte, no tratamento e diagnóstico do câncer infanto-juvenil, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, foi um dos ganhadores do Prêmio “Excelência da Saúde 2017”, promovido pelo grupo Mídia, durante o Fórum Healthcare Business, em Guarujá (SP), em outubro de 2017. Contemplado na categoria “Gente e Gestão”, o hospital foi o único do Pará a receber a premiação, que é dividida em 13 categorias e, no ano, premiou 39 instituições do país.

- Cozinha com Selo Green Kitchen – com práticas sustentáveis, o Hospital Oncológico Infantil recebe o selo Green Kitchen em setembro de 2017. Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o programa Green Kitchen avalia ações relacionadas à ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade, baseadas em critérios internacionais de medição de eficiência de responsabilidade ambiental e social. A iniciativa reconhece a constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação fornecida aos usuários e a adoção de práticas sustentáveis nessas unidades. No caso do Oncológico Infantil, dentre as ações assumidas pela instituição que pontuaram para a conquista do selo, destacam-se: o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, a separação de resíduos inorgânicos para reciclagem, a utilização de óleo de girassol e de azeite de oliva no preparo das refeições, além da execução do plano de manutenção dos filtros do ar condicionado, conforme Portaria nº 3523/98, do Ministério da Saúde, e da limpeza dos filtros e das caixas de água, que é contemplada na rotina do setor de Manutenção desde a abertura do hospital.

- 2º lugar - Categoria Organizacional - modalidade Gestão de Pessoas, na 9ª edição do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional do Pará (ABRH-PA) – em constante busca pela qualidade na gestão, a Pró-Saúde tem sido reconhecida com a conquista de importantes prêmios ofertados por instituições que estimulam a pesquisa, o estudo e o aperfeiçoamento de práticas que contribuam para o desenvolvimento de pessoas e para a área de recursos humanos, como a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional do Pará (ABRH-PA) que realizou a 9ª edição do Prêmio Ser Humano, no dia 23/11/2017 em Belém. Nesta edição, o Oncológico infantil foi destaque na categoria Organizacional, modalidade Gestão de Pessoas, com o case “O Oncológico Sou Eu”, o qual ficou com a segunda colocação.

- Reconhecimento pela participação na Campanha Global Desafio 2020 - Saúde pelo clima, campanha internaciona- l coordenada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis – em outubro de 2017, durante a 3ª Conferência Latino-americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, e do 10º Seminário Hospitais Saudáveis 2017 foi realizada a cerimônia de reconhecimento pelas iniciativas ambientais promovidas pelas instituições de saúde Latino-Americanas. Dentre essas, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo foi premiado pelas constantes ações relacionadas ao Desafio 2020.

- Reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, iniciativa da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis - o desafio tem como principais metas mobilizar o setor saúde brasileiro para aprimorar suas práticas de gestão, reduzindo a geração total de resíduos, ampliando a reciclagem dos resíduos que não puderem ser evitados e reduzindo a proporção de resíduos perigosos que necessitam tratamento especial, por meio do aprimoramento, seguro e racional, das práticas de segregação.

2018
- Hospital Acreditado Pleno - ONA 2 – em julho de 2018, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, conquistou uma certificação inédita para o segmento de hospitais públicos brasileiros especializados em câncer infantojuvenil: foi reconhecido com o selo ONA 2 – Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na gestão integrada.

- Renovação do Selo Green Kitchen - dentre as ações que garantiram a renovação do selo para o Hospital Oncológico Infantil em outubro de 2018, está o Canto do Chef. Realizada a cada dois meses, a iniciativa busca incentivar crianças e adolescentes a aderirem ao tratamento dietético, dando a elas a oportunidade de fazer o próprio alimento, com orientações nutricionais sobre alimentos que podem ser consumidos e os que devem ser evitados durante o tratamento.

3º Lugar – Prêmio Melhores Práticas em Destaque 2018, da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – com 32 cases inscritos, 18 aprovados como pôster, o Hospital Oncológico Infantil ainda realizou a defesa oral com 02 trabalhos, conseguindo alcançar o 3º lugar na premiação ONA que ocorreu durante o 3º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde em São Paulo.

Reconhecimento pela participação na Campanha Global Desafio 2020 - Saúde pelo clima, campanha internacional coordenada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis – renovação do desafio em novembro de 2018.

Reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, iniciativa da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis – renovação do desafio em novembro de 2018.

2019
- Hospital Acreditado com Excelência - ONA 3 – em outubro de 2019, o Hospital Oncológico Infantil passou a fazer parte do seleto grupo de hospitais certificados no mais alto nível de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação, que avalia critérios de exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencial, promovem gestão integrada e desenvolvem uma cultura organizacional que estimula a melhoria contínua da instituição.

- Melhor Experiência do Paciente – durante o 2º Fórum de Gestão Médica da Pró-Saúde, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo foi reconhecido como a “Melhor experiência do paciente”, pelo seu trabalho e dedicação voltado ao cuidado centrado nas pessoas. Atualmente, o hospital é o único da rede com Escritório de Experiência do Paciente implantado e em atividade, sendo pioneiro também na região Norte.

Especialidades Atendidas

Oncologia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Traumato-ortopedia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Nefropediatria e Cuidados Paliativos

Atendimento multiprofissional, composto por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e psicologia.

Atendimentos

2019

20340

Atendimentos de emergência e ambulatorial

237222

Exames

76316

Atendimentos multiprofissionais

1507

Internações

30414

Infusões Quimioterápicas

455

Cirurgias

Diferenciais

Agência Transfusional

O Hospital Oncológico Infantil possui uma Agência Transfusional (AT) responsável por todo o controle de hemocomponentes utilizados no hospital, solicitação de bolsas de sangue junto a Fundação Centro de Hemoterapia do Pará (Hemopa), armazenamento, controle de estoque de hemocomponentes, testes pré-transfusionais, transfusões e acompanhamento de pacientes transfundidos. A AT possui uma equipe de médicos hemoterapeuta e hematologista, técnicos de laboratório, farmacêuticos e enfermeiros.

Sala de Cinesioterapia e Mecanoterapia

Espaço destinado para realização de exercícios físicos de pacientes que necessitam de atendimentos fisioterapêuticos. A sala também contribui de forma produtiva e estimulante para as crianças atendidas no hospital, pois possibilita a mudança na rotina, e alivia um pouco o estresse decorrente do longo período de internação. A sala dispõe de aparelhos como: bicicleta estacionária, utilizada para ganho de amplitude de movimento de joelho/quadril e fortalecimento muscular; esteira ergométrica, para trabalhar o equilíbrio e velocidade da marcha; passarela com apoio bilateral, para treino de marcha, equilíbrio, auxiliando na fase inicial da deambulação; espaldar, tendo como função oferecer o suporte para equilíbrio ou alongamento; roda denteada, que auxilia na amplitude do movimento de membro superior; e equipamentos para fortalecer os membros superiores. Além dos equipamentos fixos, a sala também possui materiais que podem ser levados até o leito dos pacientes como: bolas, tornozeleiras, bastões, bola suíça, feijão, faixas elásticas com diversas resistências e aparelhos de eletroterapia.

Centro cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Oncológico Infantil possui salas projetadas para oferecer o que há de mais moderno em espaço físico, tecnologia e suporte técnico para os profissionais e pacientes. Todas as salas dispõe de fluxo laminar e equipamentos internos fixos. A estrutura é composta por quatro salas cirúrgicas; uma sala de indução anestésica, com dois leitos; e uma sala de recuperação pós anestésica, com cinco leitos (todos com monitor cardíaco multiparamétrico); uma farmácia, que disponibiliza diferentes materiais e medicamentos padronizados para as cirurgias; e uma Sala de Equipe de Anatomia Patológica, onde são realizados os exames de congelação, a macroscopia inicial das peças cirúrgicas retiradas.

Quimioterapia

A quimioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição das células cancerosas. No Oncológico infantil, o espaço destinado para o tratamento funciona 24h por dia, e dispõe de seis posições de média duração e 15 posições de curta duração. Mensalmente, o hospital realiza em média 2.400 sessões de quimioterapia.

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Oncológico Infantil possui 10 leitos individualizados, permitindo a permanência de um acompanhante 24h por dia.

UAI

Toda e qualquer intercorrência ocorrida no paciente com câncer, na faixa etária de 0 a 19 anos, deve ser atendida no Oncológico Infantil, por meio da Unidade de Atendimento à Intercorrências (UAI), que que funciona 24h por dia, durante sete dias por semana. A UAI possui dez leitos de observação, sendo dois leitos de emergência e 1 isolamento. O Hospital trabalha com atendimento de classificação de risco. O tempo de permanência da criança na UAI não deve ultrapassar 24 horas, após esse tempo o usuário é transferido internamente ou recebe alta médica.

Programas e Projetos

Programa de Educação Permanente em Saúde
Oferece aos seus colaboradores, mensalmente, por meio da Educação Continuada e do Núcleo de Educação Permanente, treinamentos teóricos/práticos. O programa visa atualizar o profissional que atua com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, para exercer suas atividades com segurança, competência e qualidade, buscando sempre a satisfação dos usuários e seus acompanhantes/familiares.
Cine-pipoca
Projeto voltado para os usuários com o objetivo de divertir e ensinar sobre temas diversos através de atividades pedagógicas e exibição de filmes; ocorre uma vez por semana, e é desenvolvido pela equipe de Humanização.
Programa de Voluntariado
Voltado para o público externo, no qual as pessoas se tornam voluntárias para desenvolver ações de diversos segmentos dentro do hospital. Todos os voluntários são capacitados e se comprometem a realizar uma agenda fixa na unidade hospitalar, garantindo a diversão, entretenimento e alegria dos usuários. O programa engloba ações em diversos segmentos, como: música, esporte, apoio religioso, dentre outros. O programa é desenvolvido e coordenado pela equipe de Humanização.
Dia do Acompanhante
Voltado para os familiares e acompanhantes dos usuários do hospital, com objetivo de proporcionar a eles o conforto, lazer e distração, com foco na atenção e dedicação de um momento diferenciado àquele que passa maior parte do seu tempo cuidando do usuário com câncer. O projeto acontece mensalmente e é desenvolvido pela equipe de Humanização.
Sou Super-herói
Envolve os colaborardes e voluntários do hospital, em prol da diversão dos usuários. Acontece uma vez por mês, neste dia o colaborador pode dispensar o uniforme padrão da unidade e trabalhar fantasiado ou caracterizado de Super-Herói.
Sou Hospital Oncológico Infantil
Programa de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital voltado para os colaboradores e usuários. Ocorre de forma contínua, visando ações e projetos em busca da segurança no cuidado e satisfação dos usuários. O programa é desenvolvido pela equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital. O slogan é Meu Canto Seguro,
Canto da Família
Projeto voltado para os usuários e colaboradores do hospital, com o objetivo de promover a vinculação afetiva entre acompanhantes e pacientes por meio de atividades lúdicas e integrativas em alusão a alguma data comemorativa, como: Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outros. O projeto normalmente gera uma programação ampla de atividades, desenvolvidas pela equipe de Humanização.
Canto do Cheff
O projeto consiste na promoção de oficinas de culinárias voltadas para os usuários do hospital, possibilitando a eles um momento de descontração. Neste dia os usuários aprendem a fazer deliciosas receitas e dicas de boas práticas alimentares, tudo com o acompanhamento da equipe de Nutrição, em parceria com a Humanização.
Grupo de Estudo do Luto
Momento especial de reflexão e cuidado com o colaborador, preparado pelo setor de Psicologia. Nesse encontro é feito o acolhimento, a preparação psicológica, a reflexão e o estudo sobre a morte e o morrer. As reuniões contribuem para que o colaborador possa compartilhar suas emoções, medos e angustias vivenciados no ambiente hospitalar ou até mesmo em sua vida pessoal.
Café com Prosa
Promoção de um ciclo de palestras voltadas para os acompanhantes dos usuários (internos e externos) em tratamento no hospital. São discutidos temas específicos voltados para o tratamento do câncer infantojuvenil. O projeto acontece mensalmente.
Aniversariantes do mês
Voltado para o colaborador e usuário. Acontece uma vez por mês, com objetivo de comemorar os aniversários. O projeto é desenvolvido pela equipe de Humanização, em parceria com a Nutrição.