Oncológico Infantil inicia II Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Até a próxima quinta-feira (26/4), a segurança no ambiente de trabalho estará no centro das atividades dos colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que estão participando da II Semana Interna de Prevenção Acidentes no Trabalho (SIPAT), iniciada na segunda-feira (23/4).

O tema deste ano ‘Pare, pense e use EPI. Trabalhar com segurança, é ter amor e respeito pela própria vida’ foi escolhido após um concurso de frases criadas pelos colaboradores da unidade. A ação reforça a necessidade de pensar na segurança antes de agir.

“O hospital tem um fluxo grande de atividades que precisamos parar para pensar e depois agir. Sempre tenho esse pensamento comigo. É um cuidado a mais que nos ajuda a chegar sempre bem em casa”, explicou a colaboradora Sheyla Fernandes, criadora da frase vencedora do concurso.

Organizada pelas equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEMST), a II SIPAT do Oncológico Infantil terá uma programação com palestras e atividades lúdicas. “Com o apoio do SESMT, montamos uma programação com atividades educativas e lúdicas com objetivo de sensibilizar todos os colaboradores do hospital e fortalecer essa cultura de prevenção de acidentes no trabalho”, destacou o presidente da CIPA do Oncológico Infantil, Jhonata Tiago.

Os temas das primeiras palestras despertaram o interesse do colaborador Dionata Ferreira, da equipe de manutenção da unidade. “Tive um acidente doméstico com a minha filha. Hoje ela está bem, mas esse tipo de evento mostra como devemos ter atenção e como agir nesse tipo de situação”, contou o colaborador que agora usa a experiência vivida em casa para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

“Além dos riscos existentes no trabalho da equipe de manutenção, as crianças em tratamento estão por perto o tempo todo. Elas são curiosas como toda criança, então temos que ter essa atenção redobrada”, complementou o colaborador.

Para a diretora administrativa e financeira do Oncológico Infantil, Tatiane Santos, a SIPAT reforça os objetivos de fazer com que a unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), seja um ambiente seguro para usuários e colaboradores.

“Desde o início de nossas atividades, além do cuidado com o paciente, a segurança sempre foi responsabilidade de todos os colaboradores e a SIPAT vem fortalecer essa missão diária”, destacou a diretora.

A II SIPAT do Oncológico Infantil encerra nesta quinta-feira (26/4). Os colaboradores ainda receberão orientações sobre cuidados com a saúde, gerenciamento de resíduos de sólidos, aula de dança, apresentação musical com integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e uma gincana de segurança no ambiente de trabalho e acidentes domésticos.