‘Oncológico Infantil’ discute linhas de cuidados ao paciente

Até a próxima sexta-feira (25/5), os cuidados com as crianças e os adolescentes em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo estarão no foco dos colaboradores da unidade, que realiza a sua II Semana Multiprofissional.

Com o tema ‘Linhas de Cuidados em Oncologia’, o evento deste ano terá uma programação interna com rodas de conversas entre os colaboradores para a discussão da atuação de cada área e a importância do trabalho em equipe.

“Cada uma das nossas equipes tem conhecimentos sobre cuidados em oncologia. Esperamos, através das rodas de conversas, permitir que a equipe possa compartilhar experiências e com isso o cuidado seja fortalecido”, explicou o coordenador Psicossocial no Oncológico Infantil, Igor Cruz.

Para a enfermeira Daniela Aguiar, essa troca de conhecimentos está entre os momentos mais importantes da II Semana Multiprofissional. “Para identificarmos a melhora do paciente, temos que olhar o todo. E esse é um momento importante para isso, porque agrega valores de união. A gente reúne as equipes, conversa e entende que um único profissional nunca vai trabalhar sozinho, comentou a colaboradora.

Entender a importância de cada colaborador no cuidado com os usuários foi a mensagem deixada pelo grupo Voluntarização, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, com músicas e atividades lúdicas. “A linha de cuidados só vai funcionar com o profissional tendo a sensibilidade de entender a importância dele nessa produção de saúde”, ressaltou a coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa.

Para este ano, além da programação interna, a II Semana Multiprofissional do Oncológico Infantil também terá atividades além do ambiente hospitalar. “Todos são importantes nesse cuidado com o paciente. Por isso nós queremos capilarizar as informações e transformar a realidade relacionada ao cuidado indo até as famílias e às casas de apoio que acolhem nossos usuários,” ressaltou a diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Josieli Pinheiro, sobre as palestras que serão realizadas na Casa de Apoio Menino Jesus.

A programação da II Semana Multiprofissional do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), encerra nesta sexta-feira (25/5), com um pedágio solidário realizado em frente ao hospital, para incentivar motoristas e pedestres para a doação de sangue e de medula óssea.