Sustentabilidade energética é tema de campanha no Oncológico Infantil

Reduzir o consumo de energia parece difícil quando se pensa nas facilidades que ela proporciona no dia a dia. Para mudar esse pensamento e promover a sustentabilidade entre seus colaboradores e usuários, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizou nesta segunda-feira (28/5), a II Campanha de Consumo Consciente de Energia.

Alusiva ao Dia Mundial da Energia, celebrado nesta terça-feira (29/5), a Campanha na unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sensibilizou colaboradores e usuários com réplicas de importantes experimentos relacionados à energia e materiais educativos sobre o consumo consciente de energia.

“Buscamos envolver toda a comunidade do hospital e juntos identificar possibilidades de economia, assim garantimos o uso do recurso de forma eficiente e com sustentabilidade”, destacou Jhonata Rodrigues, representante do Comitê de Sustentabilidade do Oncológico Infantil.

Neste ano, as dicas para um consumo consciente de energia vieram com o projeto Energia na Comunidade, das Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Existente há cinco anos, o projeto promove atividades culturais com informações sobre economia de energia, direitos e deveres dos clientes, benefícios e segurança com o uso da energia elétrica.

“A energia elétrica tem benefícios, mas é preciso ter cuidado com o seu uso. Além de estreitar as nossas relações com a comunidade, o projeto reforça conhecimentos que muitos aqui já possuem, inclusive as crianças que falaram bastante quando mostramos o consumo de energia de uma casa”, explica o coordenador do projeto na Celpa, Cleiton Soares.

O coordenador da Classe Hospitalar no Oncológico Infantil, Roberto França, destacou a importância da Campanha tanto para a formação dos alunos, quanto para a sensibilização de colaboradores. “Atividades como essa transformam a história e o dia a dia em conhecimento para os alunos e os colaboradores”, destacou o professor.

Sustentabilidade

Além da campanha para o consumo consciente de energia, o Hospital Oncológico Infantil tem desenvolvido outras ações para a promoção da sustentabilidade na unidade. São elas: a adoção de canecas ecológicas para reduzir o uso de copos descartáveis nos setores administrativos; aproveitamento de energia solar para aquecimento da água; e a participação nas campanhas Saúde pelo Clima e Desafio Resíduos, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.