Março Lilás: Hospital Oncológico Infantil realiza mutirão de exames preventivos ao câncer do colo do útero

Com quase 80% de mulheres em seu quadro de profissionais e signatário dos pactos globais da Organização das Nações Unidades – ONU e ONU Mulheres, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, aderiu ao ‘Março Lilás’, mês de prevenção do câncer de colo do útero. A programação do hospital administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar levará orientação e um mutirão para a realização dos exames preventivos contra o câncer do colo do útero para suas funcionárias.

Na região Norte do País, e, principalmente no Pará, é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres, com 2.537 casos registrados, entre 2009 e 2016, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

Para a diretora do Hospital Oncológico Infantil, Alba Muniz, a ação reforça o compromisso da Unidade com a saúde da mulher. “No câncer infantojuvenil, falamos diariamente em diagnóstico precoce. Mas também temos um compromisso com a saúde das mulheres, e quando assunto é câncer do colo do útero, temos que falar em prevenção, principalmente aqui no Pará, em que os óbitos causados por câncer de colo do útero são maiores do que em outras regiões do país onde câncer de mama é aparece como a principal causa de morte por doença entre mulheres”, explica.

A ação no Hospital Oncológico Infantil será realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, nos dias 1 e 2 de abril e após essa primeira edição será integrada ao programa de Qualidade de Vida da Unidade. “Esse acompanhamento será importante e vai estimular nossas funcionárias ao autocuidado”, ressalta a médica do trabalho, Giselle Cristina.

Caminhada

Realizada em toda a rede estadual de saúde pública, a Campanha “Março Lilás por todo o Pará – Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, encerrá neste sábado, (30), às 7h, com uma grande caminhada no Parque Estadual do Utinga.

Denominada de “Caminhada da Prevenção”, o evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceira Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Para participar, basta que os interessados compareçam no Parque do Utinga, pois não haverá inscrição antecipada. A concentração será no estacionamento do Ideflor-Bio e os participantes terão ainda aula de ginástica e visitação à  Feira da Árvore, no Centro de Acolhimento do Utinga, onde são vendidos produtos oriundos de árvores.