Hospital Oncológico Infantil forma novos brigadistas de incêndio

Uso correto de equipamentos de combate a incêndio, técnicas de primeiros socorros, transporte seguro de usuários e colaboradores e rotas de fuga. Esses foram alguns dos conhecimentos adquiridos pelos 120 novos brigadistas do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que na última semana receberam o certificado de conclusão do curso de formação de Brigada de Incêndio.

Distribuída por todos os andares e turnos, a nova brigada é formada por colaboradores de áreas diretamente ligadas à assistência aos usuários, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, e de serviços de apoio em áreas administrativas, manutenção e limpeza.

Italo Marinho é um dos novos brigadistas do Hospital e falou sobre os novos conhecimentos para preparação da equipe em diferentes situações de perigo. “Um curso como esse amplia nosso conhecimento e nos orienta em como agir para que todos possam nos ver como referência nos casos de emergência e se sintam seguros até a evacuação do prédio”, explicou o enfermeiro e coordenador de enfermagem da Unidade Terapia Intensiva, do Hospital.

O Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital, Fábio Machado, ressaltou a importância da chegada dos novos brigadistas na Unidade. “A segurança de todos faz parte do nosso dia a dia, mas precisamos estar sempre preparados para qualquer intercorrência e o brigadista tem papel importante nesse tipo de situação. Por isso é importante, além da formação, a reciclagem constante e a participação nos encontros do grupo de segurança e medicina do trabalho”, disse.

Sobre o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e é referência no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Norte e Nordeste do país.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.