“Mudando de Rotina” desenvolve profissionais do Hospital Oncológico Infantil

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, acaba de concluir primeira etapa do Projeto “Mudando de Rotina”, que consiste na troca de experiências entre profissionais de diferentes setores da unidade.

Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, a assistência para o tratamento das crianças e adolescentes que lutam contra o câncer infantojuvenil ainda tem a participação de muitos outros profissionais em diferentes áreas e responsabilidades. O trabalho de forma integrada dos diferentes profissionais que atuam em um hospital amplia a segurança para o paciente.

Desenvolvido com base na análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional que é realizada anualmente no Hospital como ferramenta estratégica para melhoria do ambiente interno, o projeto “Mudando de Rotina” foi implantado para promover a interação entre colaboradores de acordo com os setores que atuam e a relação entre ambos no processo de assistência e manutenção da Unidade.

Jaderson Carvalho é auxiliar administrativo no Hospital Oncológico Infantil e foi um dos dez participantes desta primeira etapa do projeto. Ele acompanhou de perto a rotina da técnica de Enfermagem Alice Barbosa. Atualmente trabalhando no setor de Auditoria de Prontuários, onde são analisados os documentos gerados durante o processo de assistência, Jaderson contou como a experiência foi transformadora e importante para a melhoria do próprio trabalho.

“Foi uma experiência importante que, além de trazer conhecimentos sobre outro setor, mostrou também como nossas rotinas estão ligadas e são importantes dentro desse processo de cuidado do paciente”, contou Jader que acredita no fortalecimento do projeto “É um projeto que nos ajuda a conhecer mais sobre o Hospital, que também traz um desenvolvimento pessoal e, no final, quem ganha é o paciente”, complementou.

Nas próximas etapas do projeto, prevista para ocorrer a partir desse mês, novas duplas serão formadas buscando outros objetivos além da integração entre setores, como explica a coordenadora do Núcleo de Gestão Pessoas do Hospital Oncológico Infantil, Dayane Nogueira. “Tanto nessa primeira etapa quanto nas próximas, além dessa interação entre pessoas e processos, vamos buscar também o desenvolvimento de competências dos nossos colaboradores, como trabalho em equipe, empatia, comprometimento”, destacou Dayane.

Sobre o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo
Gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade pública de saúde referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Norte e Nordeste do país.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.